segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Isso das Histórias de Encantar...


Quem tem primos pequenos tem destas coisas e eu, como tenho um primo de 4 anos que só está quieto a ver filmes no youtube, lá o tive que "gramar" a tarde toda (ou parte dela, vá). Durante esse tempo, ele conseguiu ver parte dos filmes da minha infância, que pude recordar com alegria, mas que me fez pensar de diferente modo. É que o que é suposto ser um filme para crianças, acaba por se tornar num thriller/drama. Eis os meus pensamentos:
  • N'Os Três Porquinhos, o Lobo destrói a casa dos indefesos porcos e tem um final macabro: arde na fogueira! Não podia simplesmente desistir de assustar os pobres coitados e seguir com a sua vida?;
  • N'A Branca de Neve e os 7 Anões, a Rainha não consegue aceitar uma realidade (que há alguém mais belo do que ela) e decide transformar-se em bruxa para envenenar a doce rapariga com uma maçã. Será que isso não vai afectar as crianças no que diz respeito a maçãs? Cá eu já descobri o porquê de não ser apreciadora de maçãs (ahahah)!;
  • N'A Carochinha, a gaja especialista em dar tampas, põe-se a cigarra à janela para arranjar homem e acaba por aceitar o João Ratão sem o conhecer de nenhum lado. Talvez tenha sido por isso que ele tenha tido um fim parecido ao do Lobo... Morrer esturricado no caldeirão no dia do casamento só porque foi provar a sopa? Não era suposto viverem felizes para sempre depois de tanto trabalho ter tido ela a arranjar um gajo? Que radical!
  • N'O Capuchinho Vermelho, a pobre criança é enganada pelo Lobo e acaba por ser comida por ele, juntamente com a sua doente e indefesa avó.
Depois claro que no caso da Branca de Neve e do Capuchinho a história acabou bem. Na primeira, o Príncipe deu-lhe um kiss e ela ressuscitou (com Cristo não foi assim também?) e na segunda o Lenhador abriu a barriga ao Lobo, sem ele acordar (deve ter levado epidural) e tirou-as de lá vivas. Agora digo: se pensarmos bem, tudo o que de bom acontece nas historinhas é impossível de acontecer... Mas pelo contrário, tudo de mau é possível!
Claro que o objectivo é dar de lições de moral às criancinhas como não falar com estranhos, não se ser guloso e bla bla bla bla... Mas não o podiam fazer de forma mais soft
Ah e mais... Depois é óbvio que se tem medo dos lobos... São sempre os desgraçados os maus da fita! Será que não há mais animais ferozes na natureza?

7 comentários:

Sofia Moreira disse...

gostei do post ines :)

Sofia Moreira disse...

és linda! *foto do perfil*

Sofia Moreira disse...

o requiem for a dream é fantástico :)

Sofia Moreira disse...

oh que querida! obrigada eu inês :)

Anónimo disse...

concordo plenamente!
o mesmo se vê na história do joão e o pé de feijão: o joão rouba ao gigante a galinha dos ovos de ouro, a arpa e as moedas de ouro e não é punido, pelo contrário, VIVE À GRANDE E À FRANCESA!! O gigante, que tenta recuperar as coisas, MORRE.


*Rita

Rita Super-Mulher disse...

Eu não tenho tanto "sorte". O meu primo gosta mais de ver vídeos de quedas e etc. Sempre dá para me rir um bocado :P

Inês disse...

rita, é isso mesmo! sinceramente não sei onde é que o walt disney estava com a cabeça quando escreveu as histórias! xD