quinta-feira, 10 de maio de 2012

I'm back

Voltei. Depois de uma semana no Porto, voltei à minha linda e pacata terrinha (e as saudades que eu já tinha dela!). 
Mas melhor do que isso é que voltei com uma etapa difícil ultrapassada que este 2012 me trouxe: os pré-requisitos. Ainda não sei os resultados, mas espero ansiosamente por eles, até porque tenho quase a certeza de que estou apta, pois as provas correram super bem, e quero que o momento de ter a certeza chegue para poder fazer a festa.
Durante a estadia no Porto, pude viver um pouco do que será a minha vida daqui a uns meses. Muito stress, muito cansaço e muita dificuldade em habituar-me à cidade. Foram apenas 3 dias de verdadeiro stress, mas chegou e sobrou para desejar mais do que nunca o regresso a casa. Levantar super cedo para estar a horas na faculdade, depender dos horários do autocarro e do metro e, sobretudo, andar como o c***lho para chegar a algum lado. Por mais perto que fossem as coisas, eu tinha de andar sempre imenso, ainda por cima sempre carregada. Fez-me abrir um pouco os olhos e pensar se é mesmo este o destino que quero para a minha vida académica. Além do stress de uma grande cidade, também não gostei do que vivi nas provas. A faculdade. A vida académica da FCDEF. As pessoas. Os jovens. Os meus futuros colegas. Não são acolhedores, não são simpáticos e são muito snobs. Sei que, por exemplo, se for para Vila Real, a minha vida académica irá ser 20 vezes melhor, pela hospitalidade, acolhimento e calor transmontano que aquela faculdade tem. Ali criam-se famílias. Pelo que vi, no Porto isso é mais difícil. Óbvio que também há imensos pros, e eu conheço-os, mas estes contras são graves na minha perspectiva, pois quem me conhece sabe que o que eu mais valorizo é uma verdadeira amizade.
Enfim. Quando eu pensava que ia ter a certeza do meu futuro, o destino trocou-me as voltas e vim de lá ainda com mais dúvidas. Não em relação ao curso, pois "O Desporto é o nosso grande amor!", como gritavam os caloiros da FCDEF no cortejo, mas sim em relação aos destino onde me vou licenciar.
Conselhos aceitam-se. Oh life...

7 comentários:

Suspiros disse...

Inês,
Acredita que apesar destas adversidades que encontraste nos dias em que passaste no Porto, é uma cidade encantadora e que as pessoas são acolhedoras. Tudo fica longe de tudo, é um facto. Com o tempo, pouco tempo, habituaste a isso e passas adorar a sensação de desfrutar da Invicta diariamente. No início, não será uma adaptação fácil, sentirás que estás abandonada, mas lembra-te que na faculdade farás amigos para a vida. Pelo que vejo de amigos meus, a praxe é tão intensa que as pessoas unem-se de uma forma inexplicável.

Com o tempo, as dúvidas dissiparam e verás que a tua licenciatura na FCDEF é uma boa escolha embora passes por um período de adaptação difícil :)

Caso cá venhas parar e necessites de alguma coisa, podes contar comigo!

beijinhos
M.

AnaM disse...

Querida, acredita que as pessoas do Porto são muito acolhedoras, mesmo não parecendo. Caso venhas estudar para aqui, acredita que vais AMAR!

Inês disse...

-M.: Eu mesmo não vivendo aí, sinto um carinho pelo Porto e gosto muito de ir aí, mas n estou habituada a esse ritmo, e isso "assustou-me". E aquilo que senti em relação às pessoas sei que vou senti-lo sempre, nem que vá para a China! O facto é que nunca vou encontrar amigos como os meus, isso é uma certeza! Btw, obrigada pelas tuas palavras e acolhimento (és do Porto e basta :D).

-AnaM: Que assim seja! :)

Suspiros disse...

Olha espero que consigas de facto entrar na faculdade e que desfrutes muito aqui da "minha" terra!
A faculdade sei que é longe, tenho um colega meu que também foi fazer os pré-requisitos e acho que aquilo é longe pa caraças. Mas quem corre por gosto não cansa (;

Como a M. disso, qualquer coisa estamos cá para ajudar !

P.

Inês disse...

-P.: A faculdade é por trás do Hospital de São João, mas eu apanhava o metro e saía no IPO, que era a paragem mais perto. E mesmo assim, andava prai 10min a pé pra lá chegar! Btw, obrigada às duas. São umas fofinhas! :)

Filipe Garcia disse...

Inês, se conseguires entrar no Porto estás numa das melhores faculdades de Desporto do país, senão mesmo a melhor. Os amigos, esses só os vais fazer ao longo das primeiras semanas, quer na praxe quer na procura das salas de aula. Claro que no Porto é muita mais gente, mais stress e mesmo mais rivalidade. mas o espírito académico esse de certo que existe como em qualquer outro lado.

Pela minha experiência, posso dizer-te que em Vila Real o espírito de Desporto é qualquer coisa de fenomenal ;)

Agora é uma decisão tua na qual vais ter q avaliar bem os prós e os contras... E ja sabes, se vieres para aqui não hão-de faltar alijoenses ;D

Inês disse...

-Filipe Garcia: Eu tenho quase a certeza que entro no Porto. Os pré-requisitos correram bem, só falta mesmo um de 3 exames. Eu vi o cortejo, por exemplo, de fora, e não me pareceu nada de especial, mas lá está, n era eu que estava lá a vivê-lo! E em Vila Real sei que o espírito é brutal, pelo que vejo no Facebook do pessoal daqui que tá lá e tb através de outro pessoal conhecido doutros cursos. Acho que é normal ter este medo. Mas pronto. Sei que me vou decidir pelo Porto, mas se algo correr mal ou se n gostar, n hesito em transferir-me pra Bila. E para além do mais, vai ser essa a minha 2ª opção! :)