sexta-feira, 22 de junho de 2012

Ainda sobre o exame de hoje (big post alert!)

Como já disse, saí do exame a chorar. Toda a gente me consolou, a dizer que foi igual para todos, que todos fomos prejudicados, e só ao fim de algum tempo é que consegui explicar as minhas lágrimas. Não chorei propriamente porque me correu mal, mas chorei sim de frustração, de sentimento de injustiça. 
Queimei muitas pestanas, matei-me a estudar, resolvi tudo o que era exame, desde exames de 2000 a exames de 2011, li o livro de trás para a frente, escrevi folhas e folhas quadriculadas e consegui transformar o meu quarto num monte de aparas de borracha de tanto escrever e apagar, de passar tantas horas seguidas a estudar. Tudo isto porque sou uma aluna com grandes ambições, que deseja superar-se todos os dias e que queria, mais do que nunca, vingar a matemática no exame. E tinha todas as condições para isso, porque sabia a matéria toda e cada exercício que resolvia era como um exercício de 2+2. Até que as minhas ambições foram mandadas por água a baixo quando me deparei com o exame. Um exame por todos considerado difícil, puxado, "exame para 11", "exame que um aluno com média de 12 não consegue resolver". E isto porquê? Porque Portugal está em crise e o governo quer menos estudantes universitários. Então siga f**** os alunos do 12º para este ano não ingressarem tantos o ensino superior. Pois é. Mas mais uma vez, paga o justo pelo pecador. Em 2008, a U.E. quis aumentar o número de estudantes universitários e, como bem mandado que o Sr. Eng. Sócrates é, decidiu apostar nos facilitismos, para toda a gente tirar um curso e se tornarem engenheiros, tanto como ele. O problema é que desde dessa altura, criou-se um estereótipo no nosso país de que hoje em dia quem não tira um curso superior é um burro, porque hoje em dia toda a gente tira um curso. Pois é. Com média de 9,5 em algumas faculdades, qualquer burro vai para a universidade. E o problema é que os burros que entram, também saem. E são esses burros que muitas vezes passam à frente, no mercado de trabalho, àqueles que se mataram para entrar no mesmo curso, numa faculdade a sério, e se mataram para conseguirem a licenciatura. E depois claro, há maus profissionais, pois claro que há.
Pela situação do país, este ano tiveram que se tomar medidas para emendar todos os erros. Então optaram por dificultar mais ainda (sim, porque não considero o ensino secundário, principalmente o curso de ciências, assim tão fácil) a vida aos estudantes do secundário. E que tal começarem a fechar vagas nas universidades? E que tal deixarem de ser ridículos e uniformizarem as médias em todos o país (ou pelo menos impedir discrepâncias ridículas de médias entre faculdades diferentes)? É que assim, em vez de terem mil alunos a ingressar o ensino superior, só têm cem. Os cem que merecem, que se esforçam e que ambicionam realmente ir para a universidade estudar, e não aqueles que a encaram como a verdadeira vida loca. 
O que me assombra os pensamentos é a injustiça de milhares de alunos do 11º e do 12º ano este ano estarem a ser altamente prejudicados e a pagar pelos erros do governo. Os exames que realizamos definem o nosso futuro. E não nos digam que é falta de estudo, porque só eu sei aquilo que estudei. E só eu sei aquilo que sabia quando fui fazer o exame. E só eu sei o quanto me sinto frustrada e com medo de não seguir o meu sonho pela burrice e má gestão dos que me são superiores! E pior ainda, tenho noção que este sentimento é partilhado pelos milhares de jovens que frequentam o ensino secundário.
No fim disto tudo, pergunto-me: Será que vale a pena o esforço, o estudo, o trabalho? E só tiro uma conclusão disto tudo: actualmente, e num futuro bem próximo de mim, sei que mais que um bom currículo, mais que uma boa média, mais que uma boa faculdade... Uma boa cunha! E isto porque Portugal é um país sem educação. A filosofia dos portugueses é a do "Eu safei-me! Safa-te também. Se não safares, também quero que te f****!". E como os portugueses, também o governo este ano mandou os alunos do secundário safarem-se... Porque eles têm que se safar da crise, independentemente das medidas que têm que tomar. E a nossa obrigação, mais que dar tudo por tudo, estudar, ambicionar e merecer uma recompensa, é safar-nos.

15 comentários:

Di ∞ disse...

Concordo plenamente com este post. A mim também me correu horrivelmente. Das 8 perguntas de escolha múltipla só acertei 3 -.- E tinha quase a certeza que estavam certas, enfim. Achei um exame muito difícil... Na minha sala estavam todos a chorar também. O exame decidia o futuro de muitos nós....

Mariana disse...

posso roubar-te o texto? (com todos os direitos reservados, claro!)

Inês disse...

Di: Aqui o panorama foi o mesmo.

Mariana: Sim, podes. Com todos os direitos reservados ;)

ana ♥ disse...

Não diria melhor!
Aposto que neste momento milhares de jovens estão perdidos, sem saber o que fazer. Eu tinha esperanças de ir para a universidade no final do Verão e agora não faço ideia do que irei fazer.
Mas não podemos desistir. E ainda vamos calar muita gente!

Pepper disse...

Adorei o texto, concordo com cada palavra :)
Já fui ver a correcção do exame e senti uma frustração tão grande. Só acertei 2 escolhas múltiplas, como é possível? É que não foram só umas meras semanas de estudo, foi um ano inteiro. Um ano inteiro traduzido numa nota de m*rda. Até apetece arrancar cabelos.

Rita disse...

Mas as vagas dos cursos não diminuiram... logo, se os alunos tiverem notas piores e depois se candidatarem à universidade as médias vão baixar.percebes a lógica?

Rita

mariana disse...

Concordo. Linha a linha. Fui com 17 a exame... se tiver 14 já é uma sorte. :(

Anónimo disse...

Ando por aqui a visitar blogues e depare-me com o teu.. Também fui das que fiz exame e não podia concordar mais com o que disseste!

Desculpa lá invadir o teu espaço..

Ana

Joana disse...

Olá..
Eu não acho que seja prejudicial o aumento da exigência dos exames nacionais, desde que, esta seja feita gradualmente para que não haja uma discrepancia entre níveis de exigência de um ano para o outro.
Sei que e frustrante estudar durante um ano e no dia da avaliação esse esforço continuo nao ser valorizado mas actualmente é o metodo de ensino em vigor e verás que quando ingressares na faculdade isto te irá acontecer muitas vezes e vais começar a ficar 'vacinada':)

Espero que o teu esforço seja compensado com uma nota que te permita o ingresso no curso que queres e onde queres (a fadeup e uma excelente faculdade com um excelente ambiente académico) porque depois começas do zero e esqueces que um dia foste injustiçada num exame nacional, porque sim o que importa e entrar :)

addle disse...

Eu concordo contigo. Este ano tive os meus exames de 11º e depois de ter estudado imenso e de ter resolvido todos os exames a que consegui deitar as mãos saí do exame com a sensação de que não tinha estudado nada, porque decidiram fazer um exame para nos lixar.

Anónimo disse...

'E que tal deixarem de ser ridículos e uniformizarem as médias em todos o país (ou pelo menos impedir discrepâncias ridículas de médias entre faculdades diferentes)?'


Sabes que as médias não são estipuladas, certo? Baseiam-se na nota do último colocado no curso em questão, que depende única e exclusivamente dos candidatos aos mesmo nesse ano. Logo a tua teoria não faz o mínimo sentido.

- RAZEL disse...

Não diria melhor! Aquele exame foi realmente horrível e não foste a única a sair de lá a chorar! Mas sabes o que me irrita mais? O parecer da Sociedade Portuguesa de Matemática, podes lê-lo aqui http://www.spm.pt/files/outros/parecer_MatA_2012.pdf, fiquei pior que estragada ao ler tanta barbaridade! Só nos lixam a vida -.-

Inês disse...

-RAZEL: Para eles está sempre tudo bem. Pobres de nós que dependemos daquilo para o nosso futuro.

K@'12 disse...

Tem calma rapariga =)
Se os exames foram lixados e se os professores tiverem razão as médias este ano vão baixar de certeza como já foi dito a nota que dita a média do curso é o ultimo que entre..
não faço a minima ideia do que pretendes como faculdade, mas sei-te dizer que o que tu sentiste nesse dia vais sentir muitas mas mesmo muitas vezes na faculdade... Se existem cursos frustrantes são os de Engenharia, mas tambem te digo que conseguem ser os mais recompensadores quando consegues algo que te acharias incapaz ;)
Eu só entrei na 2fase isto porque o exame da primeira correu mesmo mal =/
Quando entrares podes sempre mudar de curso, o importante é entrar depois de cá estares dentro até transferência de universidade podes fazer :)
Como vês nem tu está perdido :)

Marciana disse...

Olá Inês.
Entendo que te sintas frustada por as coisas não terem corrido como esperavas. Mas como alguém disse atrás (acho que foi a Rita) se o exame correu mal à maioria dos alunos, as médias de entrada nas Universidades vão naturalmente baixar.
Não posso no entanto concordar contigo quando dizes que para a SPM está sempre tudo bem. Acho até que os senhores da SPM são bastante razoáveis. Desde há muitos anos até esta parte eles sempre criticaram os exames de Matemática A.
Em relação ao exame deste ano e muito sinceramente eu não o achei difícil, apesar de o achar mais trabalhoso que os dos anos anteriores.
Mas vais ver que tudo te vai correr bem e vais entrar para aquilo que queres, pelo menos é o que te desejo.
Boa sorte.