domingo, 30 de setembro de 2012

5 coisas que odeio e que adoro em Portugal

Ontem vi um vídeo de um youtuber português cujo tema era precisamente o título deste post. Sendo assim, decidi fazer o mesmo aqui no blog. Aqui vai.

5 coisas que odeio em Portugal

1. A crise. E sobre isto, não há nada a dizer. A comunicação social fala por todos nós, a toda a hora.
2. O ensino. Facilitam o que não devem, prejudicam quem não merece. Qualquer um hoje em dia tem um curso superior. E depois claro, há maus profissionais nas escolas (e em todo lado...).
3. O povo lamuriento. Das nossas piores características. Estamos descontentes, mas só sabemos falar. Fazer algo? Tá quieto! No entanto, ultimamente têm-me surpreendido o número de manifestações e a adesão que têm tido. Assim, sim!
4. A televisão portuguesa. É ridículo as novelas terem lugar em horário nobre! E é que se fosse uma novela por noite? Mas não! É às três e quatro por canal. Já para não falar daqueles programas da manhã e de início de tarde. Os filmes, as séries e os documentários? De manhã e às tantas da noite, que é para ninguém ver e ficarmos todos muito cultos.
5. O facto dos portugueses acharem que os outros são sempre melhores que nós. Nós até podemos ser um país que está no fundo do poço, sem dinheiro, sem possibilidades de desenvolver e dependente de ajudas externas. Mas agora a nossa cultura, a nossa música, o nosso turismo, o nosso vinho, a nossa história... Não venham com merdas, porque nisto, somos dos melhores do mundo! E isso nem a troika nos consegue tirar!

5 coisas que adoro em Portugal

1. A comida. Francesinha? Cozido à Portuguesa? Feijoada? Alheiras? Esquece! A nossa gastronomia vale ouro!
2. A música. Ao contrário do que muitos pensam e do que muitos ouvem, em Portugal faz-se música muito boa. Temos o fado como património imaterial da humanidade. A "Chuva" da Mariza. O rock dos Xutos! O "Porto Sentido" do Rui Veloso. O Richie Campbell no reggae. Os Expensive Soul no rap/hip-hop. E o Quim Barreiros, rei da pimbalhada, que digam o que disserem, não há música que anime mais numa festa!
3. O clima. A sério que me sinto uma privilegiada pelo nosso clima. Todos os dias vejo o dia e a noite. No inverno, não passo uma semana ou um mês sem ver o sol. Não passa a vida a chover e, de vez em quando, até neva! Não me sujeito a temperaturas de -20ºC. No verão, vivo temperaturas óptimas para praia e piscina e há noite posso sair de casa de calções e sem casaco. Há melhor que isto?
4. A simpatia de todo um povo. Ao contrário do povo lamuriento, também temos um povo muito simpático e hospitaleiro. 
5. As paisagens. O meu lindo Douro, o Gerês, a Serra da Estrela, os campos alentejanos, as praias algarvias. Se um dia juntassem todos os países da Europa e os transformassem em estados, sem dúvida que Portugal ia ser a Califórnia da Europa!


E vocês? O que mais e o que menos gostam no nosso país?

6 comentários:

- Dii - disse...

Pfff odeio a gastronomia pesada de portugal ;P
Odeio as lamurias/pessimismo e a falta de empreendedorismo... quero tanto sair daqui e tanto ficar que sei que qual seja a decisão não é a certa. ;P

Violeta disse...

Bom post! É interessante refletir-mos sobre isto.

Jingas disse...

Concordo com quase tudo, mas acrescentaria a inveja e a preocupação com a vida alheia...

Nunca vi um povo que se preocupe tanto com o que o outro tem ou deixa de ter, com o que o outro ganha ou deixa de ganhar...

O Bota abaixo...

Aos olhos de muitos, nunca conseguimos nada por mérito próprio, mas porque temos cunha, porque temos sorte, porque...bla bla bla...

Mas adoro Portugal ;)

R disse...

Uau! Adorei este post e concordo contigo a 100%.

Pena as pessoas não se aperceberem disso :(

sanddi disse...

Adorei este post, mesmo! :)

Anónimo disse...

E eu diria também sobre a falta de higiene do corpo e falta de vaidade